Adivipar - Associação dos Distribuidores e Processadores de Vidros do Paraná
Evite erros na hora de fazer um pedido
Evite erros na hora de fazer um pedido

Certa vez, uma amigo me perguntou como era o meu trabalho. Respondi que era o melhor e, ao mesmo tempo, o pior do mundo! O melhor porque não nos deixa cair na mesmice. Evolução e perfeição são buscadas diariamente e as exigências nos tornam melhores. Por outro lado, o pior porque somos completamente cobrados, vivemos na loucura da sazonalidade e nas incertezas do mercado. Nossos clientes não suportam um erro sequer.
Com a exigência dos consumidores, na ânsia de prestar o melhor serviço ou de conquistar algo para nossas empresas cometemos alguns erros que poderiam ser evitados.
Hoje, muitas empresas fecham suas portas ou, quando não, muito dinheiro escorre pelo ralo simplesmente devido a pequenas – mas absurdas – falhas. Um exemplo disso são os erros na hora de fazer uma solicitação de venda seja do vidraceiro para o processador ou deste às fábricas. Na hora da conversa, somos muitos bons: mostramos nossos produtos e serviços, vendemos bem e vencemos nossos concorrentes. Mas, na hora de explicar ao fornecedor do que precisamos, erramos do começo ao fim.
Clientes buscam soluções
No caso da relação vidraçaria/processador, são vários os trâmites entre o pedido do vidraceiro e a saída do vidro da processadora. É necessário medir, esclarecer o desenho, especificar as ferragens, passar informações sobre como serão instaladas as guias, verificar como está o piso no local da instalação, respeitar as datas de fechamento de carga nas empresas etc. Algumas informações podem parecer óbvias aos vidraceiros que não são mencionadas no contato com o processador. Assim, os erros vão fazendo a festa. Por isso, é importante se atentar ao seguinte:

Hoje, os clientes buscam soluções e não apenas preços competitivos. Não podemos andar na contramão dessa tendência. Um erro na solicitação de venda pode resultar em diversos problemas e em retrabalho, além de afetar o prazo de entrega do serviço ao cliente final:

De nada adianta criticar o mercado e esquecer de olhar para os nossos próprios erros. Reclamamos dos valores dos concorrentes, mas precisamos ser profissionais a ponto de sentar com calma e desenhar nossos projetos com qualidade, informação e objetivo;

O erro, por culpa de quem quer que seja, não é interessante para ninguém! Ele prejudica toda a cadeia;

É importante ter compromisso em ressaltar ao cliente as vantagens de ele investir em vidros de maior valor agregado, com benefícios termoacústicos e segurança. O foco deve estar na solução e no serviço e não apenas no preço.

Costumamos dizer que desejamos um país melhor, mas nós também precisamos evoluir. Melhorando a nós mesmos, automaticamente impactaremos de maneira positiva tudo aquilo que nos cerca. Que você seja cercado de acertos! Um futuro de sucesso!

Lucas Bremm

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